8.500 anos mais velho que as pirâmides; Este é o templo mais antigo já construído na Terra

 


Se você já se perguntou como construir algo que duraria mais de 13.000 anos, dê uma olhada em um local antigo chamado Göbekli Tepe. 

Como se vê, o templo mais antigo da Terra — chamado Göbekli Tepe — não apenas antecede a cerâmica, a metalurgia e a invenção da escrita ou da roda, como também antecede a mais antiga das pirâmides egípcias.

Göbekli Tepe é uma evidência de que cerca de 13.000 anos atrás, as culturas antigas eram capazes de extrair, levantar em posição e construir templos megalíticos usando blocos de pedra de várias toneladas.

Alguns dos pilares maciços de Göbekli Tepe pesam entre 10 e 20 toneladas, com um ainda na pedreira pesando 50 toneladas.

Milhares de anos atrás, culturas antigas em todo o mundo construíram templos impressionantes ao redor do globo.



Não importa para onde decidamos olhar, vemos evidências de estruturas megalíticas, algumas das quais remontam a um período de tempo em que a história, como sabemos, nem sequer foi registrada.

Há templos megalíticos em todos os lugares.

Encontramos algumas das estruturas antigas mais impressionantes, construídas com blocos de pedra de várias toneladas na América Central, do Sul e do Norte. Nós os encontramos na Ásia, nós os encontramos na Europa e também os encontramos na África.

Não importa para onde nos voltemos, vemos evidências de estruturas que desafiam o raciocínio.

Da América do Sul a Göbekli Tepe

Tomemos, por exemplo, os antigos templos na Bolívia e no Peru. Lá temos os remanescentes de Ollantaytambo, Sacsayhuaman e Puma Punku, entre outros.

Esses três templos antigos foram todos construídos com enormes blocos de pedra de várias toneladas, alguns dos quais pesando dezenas de toneladas. Além de seu tamanho e peso incríveis, algumas dessas pedras foram cortadas e moldadas com precisão semelhante a laser, fazendo com que os especialistas ficassem maravilhados, imaginando como os antigos faziam isso .

Apesar de termos estudado esses templos por décadas, ainda não conseguimos entender completamente como os antigos conseguiam manipular e trabalhar a pedra com tanta facilidade.

O “como” é tão misterioso quanto o “porquê”.

Por que culturas antigas há milhares de anos arrastavam blocos de pedra de várias toneladas para locais quase inacessíveis e construíam enormes fortificações e templos?

Quanto mais aprendemos sobre os templos, mais ficamos impressionados com os segredos embutidos neles.

Tomemos, por exemplo, os restos megalíticos de Puma Punku, um local antigo localizado não muito longe de outra cidade incompreensível chamada Tiahuanaco , capital do antigo povo Tiwanaku.

Uma imagem de uma das pedras lapidadas com precisão em Puma Punku.  Crédito da imagem: Pinterest.
Uma imagem de uma das pedras lapidadas com precisão em Puma Punku. Crédito da imagem: Pinterest.

Foi comprovado, e até registrado em vídeo, que algumas das pedras em Puma Punku – cuja precisão é de outro mundo – apresentam anomalias magnéticas. Ao colocar uma bússola perto ou sobre as pedras, o dispositivo não aponta mais para o norte.

Sacsayhuaman, um local antigo na Bolívia, apresenta pedras que parecem quase como se tivessem sido derretidas. As pedreiras de onde algumas dessas pedras foram retiradas mostram curiosos padrões em ziguezague que alguns interpretaram como as marcas remanescentes da tecnologia usada para extrair as pedras nos tempos antigos .

Além dos cortes extremamente precisos e das marcas quase a laser, as pedras de Ollantaytambo, Puma, Punku e Sacsayhuaman são construídas com tanta precisão que nem uma única folha de papel pode caber entre as pedras. Não só eles se encaixam perfeitamente, quase como se fosse um quebra-cabeça gigante, mas as pedras dão a impressão quase como se fossem moldadas no lugar.

Há muito para admirar no continente americano.

No entanto, do outro lado do mundo, não muito longe do berço da civilização, encontramos os restos enterrados de um templo diferente de qualquer outro; tanto em termos de idade, precisão e tamanho.

Chama-se Göbekli Tepe , e seu nome se traduz em Potbelly Hill .

O templo mais antigo da Terra

Localizado a cerca de 12 km (7 milhas) a nordeste da cidade de  Şanlıurfa , os restos deste magnífico templo antigo estão localizados na região sudeste da Anatólia da Turquia.

Os detalhes exatos da função da estrutura maciça permanecem um profundo enigma para os especialistas, apesar do fato de que os primeiros vestígios do sítio arqueológico enterrado sob a superfície foram encontrados em 1963, graças a uma pesquisa da Universidade de Istambul  e da  Universidade de Chicago .

Uma vista das pedras megalíticas em Göbekli Tepe.  A maior parte do local ainda permanece enterrada sob a superfície.  Crédito da imagem: Wikimedia Commons.
Uma vista das pedras megalíticas em Göbekli Tepe. A maior parte do local ainda permanece enterrada sob a superfície. Crédito da imagem: Wikimedia Commons.

No entanto, na época, o local foi confundido com um cemitério bizantino e as escavações adequadas não ocorreram.

Não foi até 1994, quando um pesquisador chamado Klaus Schmidt do Instituto Arqueológico Alemão decidiu escavar o local.

Ele já havia trabalhado em Nevalı Çori e estava procurando uma nova aventura.

Ele descobriu sobre Göbekli Tepe e leu uma breve literatura publicada em 1963 pelos pesquisadores da Universidade de Chicago.

Ele decidiu reexaminar o site e ver se conseguia encontrar algo digno de nota que a pesquisa anterior pudesse ter perdido. Com a experiência de escavar Nevalı Çori, Schmidt viu a possibilidade de que algumas das rochas e lajes de Göbekli Tepe fossem de fato pré-históricas.

As escavações começaram e Smhidt e seus colegas ficaram impressionados depois que o primeiro pilar supermassivo em forma de T emergiu de baixo da superfície.

Quanto mais os arqueólogos escavavam Göbekli Tepe, mais impressionados ficavam. No entanto, não foi até que as primeiras datas de radiocarbono do local voltaram, que os especialistas entenderam a importância do local.

De acordo com especialistas, algumas das estruturas mais antigas de Göbekli Tepe remontam pelo menos ao 10º milênio aC.

O site em si é mágico, para dizer o mínimo. Senta-se em um planalto plano e árido e seu ventilador de construção em todas as direções.

Uma imagem dos pilares de pedra megalíticos em Göbekli Tepe.  Shutterstock.
Shutterstock.

A história do site é dividida em três camadas.

A camada III é a mais antiga. Nesta fase inicial, os construtores criaram os compostos circulares no local. Estes variam de 10 a 30 metros de diâmetro, e suas características mais notáveis ​​são os pilares de calcário em forma de T, posicionados uniformemente dentro das paredes internas construídas com pedras brutas.

Escavações arqueológicas atuais revelaram quatro dessas estruturas.

No entanto, Göbekli Tepe é gigantesco, e pesquisas do local revelaram que existem pelo menos 16 círculos adicionais ainda enterrados sob a superfície. Acredita-se que esses círculos enterrados cercam oito pilares cada, totalizando quase 200 pilares no total.

Quanto mais jovens as camadas, menos arquitetura parecemos obter. A camada II do local viu os construtores construírem salas retangulares menores. Estes são frequentemente associados ao surgimento do Neolítico. No entanto, como observado pelos arqueólogos, os pilares em forma de T – a principal característica dos recintos mais antigos – também estão presentes aqui, sugerindo que os edifícios da Camada II avançaram para cumprir a mesma função na cultura, presumivelmente como santuários .

A camada I consiste em sedimentos soltos causados ​​pela erosão e pelo uso do morro para fins agrícolas. Especialistas revelaram que, por razões que permanecem obscuras até esta data, o local foi deliberadamente preenchido por volta de 8.000 aC. Todos os edifícios de Göbekli Tepe foram enterrados sob escombros, escondendo o local sob a superfície e, eventualmente, ajudando a preservá-lo até que foi escavado em 1994.

Göbekli Tepe é uma verdadeira maravilha do mundo. Os pequenos especialistas conseguiram escavar e estudar até hoje é apenas uma pequena parte do enorme tesouro histórico que ainda está escondido sob a superfície.

Especialistas observam que todas as declarações sobre o local devem ser consideradas preliminares, pois menos de 5% do local foi escavado.

O grande tamanho de Göbekli Tepe é tão intrigante quanto sua idade.

Pesquisadores revelaram que, através do método de radiocarbono, o final da camada III pode ser rastreado por volta de 9.000 aC, no entanto, acredita-se que a localização elevada possa ter funcionado como um centro espiritual na região durante 10.000 aC e talvez antes, sugerindo que o local já era um centro importante durante a última Idade do Gelo.

Isso significa que as estruturas sobreviventes não apenas são anteriores à cerâmica, à metalurgia e à invenção da escrita ou da roda, mas foram construídas antes da chamada Revolução Neolítica e antecedem a mais antiga das pirâmides egípcias em pelo menos 8.500 anos.

Como os antigos construtores de Göbekli Tepe moveram os maciços blocos de pedra permanece um profundo enigma.




Comentários